A percepção dos alunos do curso de ciências contábeis acerca do ensino e do mercado de trabalho em perícia contábil

Publicado originalmente

 

Arthur Cascudo Rodrigues 

Felipe Silva Moreira 

José Emerson Firmino 

Maurício Correa Silva

 

 

A área de Perícia Contábil é de grande importância para a sociedade e a demanda por profissionais qualificados é crescente. Para atender às necessidades do mercado da perícia contábil é preciso que se tenha um ensino de qualidade para que o perito contador desenvolva atributos mínimos de habilidade e aptidão para o exercício da profissão. Diante desse cenário, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis referente a qualidade do ensino da Perícia Contábil e sua preparação para inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, aplicou-se questionário a uma amostra de 128 alunos de graduação das Universidades e Centros Universitários do município de Natal/RN. Entre os principais resultados, verifica-se que as Universidades apresentam uma qualidade de ensino razoável no curso de Ciências Contábeis e que o pouco contato e conhecimento do ramo por parte dos alunos de graduação representam a grande dificuldade para expansão do mercado de trabalho em Perícia Contábil. Essa realidade demonstra a pouca relação dos alunos com profissionais já atuantes no mercado, o que leva a crer que os docentes da disciplina de perícia contábil não conseguem fazer essa integração do meio acadêmico com o ambiente profissional.

 

O campo da perícia contábil é fundamental para auxiliar na condução de discussões entre duas ou mais partes envolvidas em um conflito com o objetivo de se chegar à verdade tendo o patrimônio como objeto principal. Vale salientar que o julgamento profissional do juiz em discussões judiciais determina a necessidade de um especialista devidamente qualificado para auxiliar nas questões mais técnicas do qual o juiz não tem o devido conhecimento sobre o caso específico (REZAEE; CRUMBLEY; ELMORE, 2006).

 

Para que o profissional possa exercer a atividade de perícia contábil é necessário possuir o curso superior de Ciências Contábeis e estar registrado devidamente no Conselho

Federal de Contabilidade (CFC). Essas condições são fundamentais, no entanto outros requisitos são necessários para a execução dos serviços de perícia, como por exemplo, a competência profissional. É possível visualizar também que existe uma necessidade de profissionais qualificados para o exercício da função à medida em que cresce a quantidade de conflitos que demandam da perícia contábil para solucioná-los (WERMANN, 2010).

 

Na mesma linha da importância da atuação do perito contador está a qualidade do ensino da perícia contábil. Para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, é primordial que o profissional possua uma base acadêmica sólida e completa. Contudo, é notória a lacuna educacional existente no Brasil, sendo minorada em detrimento de outros interesses pessoais pelos governantes ao longo da história. A educação nunca foi levada devidamente a sério pela sociedade e pelo governo brasileiro. (COSTA, 1988, p. 3)

 

Especificamente em relação ao curso de Ciências Contábeis, Iudícibus e Marion (1986) questionam se as escolas de contabilidade estão adequadas às exigências de ensino da ciência contábil e concluem que o aumento desenfreado da quantidade de instituições de ensino superior, a falta de preparo do corpo docente e a deficiência da metodologia dessas instituições contribuem para a piora no nível de ensino do curso de Ciências Contábeis.

 

Observa-se que em 1986 já havia preocupação sobre a adequação do ensino em recentemente, o IFAC (2014) tem debatido sobre habilidades e atitudes necessárias ao profissional, demonstrando a importância de integração entre o ensino e o mercado de trabalho.

 

Deste modo é importante verificar a percepção dos alunos de contabilidade acerca do ensino em perícia contábil e como esta disciplina contribui no desenvolvimento profissional.

 

Não obstante, o resultado desta pesquisa pode contribuir com a discussão sobre o ensino em contabilidade e a preparação de profissionais para o mercado profissional. Diante desse cenário, têm-se a seguinte problemática: Qual a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis referente ao ensino da Perícia Contábil e sua preparação para inserção no mercado de trabalho? O objetivo da pesquisa consiste em analisar a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior no município de Natal/RN, acerca do ensino da perícia contábil e a sua preparação para inserção no mercado de trabalho.

 

A presente pesquisa se desenvolve em decorrência da necessidade de ampliação de estudos já realizados sobre o tema, assim como a exploração de quesitos relevantes ainda não

analisados por trabalhos anteriores. (Rezaee, Crumbley e Elmore, 2006; Gomes, Campos e Júnior, 2012; Okoye, 2009).

 

É possível destacar a pesquisa de Rezaee, Crumbley e Elmore (2006), que coleta opiniões de acadêmicos e profissionais dos Estados Unidos sobre a importância, relevância e oferta do ensino da perícia contábil, deixando de lado a visão dos discentes e futuros profissionais da área. Já o trabalho de Gomes, Campos e Júnior (2012), apesar de analisar a percepção dos formandos dos cursos de graduação quanto à formação acadêmica que receberam e à preparação para o mercado de trabalho, não abordou as práticas pedagógicas utilizadas nas universidades pesquisadas, importante para a formação acadêmica dos alunos e futuros profissionais.

 

Amplamente, pode-se destacar também a importância do exercício da perícia contábil para as demandas da sociedade, posto que o compromisso moral e ético do perito contador pode influenciar de forma direta a segurança das decisões judiciais, além do potencial de demanda crescente da área de perícia contábil. Esta pesquisa se justifica ainda pelo fato de fornecer subsídios para os gestores, discentes e docentes avaliarem a forma de instrução da perícia contábil em suas Instituições de Ensino Superior, de modo a qualificar o ensino oferecido.

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