A percepção dos Discentes do Cursos de Ciências Contábeis quantos às Habilidades e Competências Desenvolvidas na Disciplina de perícia Contábil

Publicado originalmente

 

Joana Darc Medeiros Martins, 

Amanda Medeiros Martins

Aneide Oliveira Araújo 

 

A Perícia Contábil estabelece procedimentos técnicos e científicos designados a induzir à instância decisória evidências de prova necessárias à solução justa do litígio que versa sobre questões patrimoniais. Visto isso, o perito contador deve ter consigo as devidas habilidades e competências para desenvolver o trabalho com precisão. O presente trabalho objetivou verificar a percepção dos estudantes de graduação a respeito das habilidades e competências desenvolvidas na disciplina de Perícia Contábil, por meio de questionários aplicados a 202 alunos de uma universidade Federal e uma privada, nas cidades do Rio de Janeiro e Natal. A amostra final do estudo contou com 197 respondentes. É uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem quantitativa. Os resultados evidenciaram que os discentes concordam que adquiriram conhecimentos, mas não os percebem aptos para exercer tal função e que apesar dos professores terem domínio teórico e prático da disciplina, não há metodologias de embasamento prático para a maioria dos respondentes.

O crescimento da busca pela justiça em questões patrimoniais, fez com que a mesma precisasse contar com profissionais ligados a outras áreas de atuação, visto que, em tais conflitos necessitam-se especialistas que possam esclarecer e auxiliar o magistério. E a Perícia Contábil é uma ferramenta para tal.

 

A Perícia Contábil, uma ramificação da contabilidade, é de extrema importância e utilidade para a justiça brasileira. A mesma fornece suporte aos magistrados sobre questões contábeis, sobre as quais os juízes não possuem conhecimento ou especialização. Sendo assim um instrumento necessário para a solução de demandas judiciais e extrajudiciais que versam sobre conflitos com o patrimônio. Segundo Martins e Ornelas (2007), o objetivo da perícia é demonstrar a verdade contábil, refletindo de forma clara e imparcial os fatos técnicos, transferindo-os para instância decisória.

 

Devido às demandas no poder judiciário e no mercado, em 1992, a disciplina de Perícia Contábil passou a ser obrigatória nos cursos de graduação de Ciências Contábeis. Visto que o ensino superior forma profissionais para o mercado, desde este ano, os alunos de graduação passaram a adquirir obrigatoriamente habilidades e competências para tal função específica da contabilidade.

 

As habilidades e competências devem ser desenvolvidas durante a formação dos indivíduos que buscam exercer a profissão, bem como a de perito-contador. De acordo com Iudícibus e Franco (1983, apud NEVES JÚNIOR, 2007) “o mais importante na preparação profissional, não é apenas passar o domínio das mais avançadas técnicas, mas dota-los de habilidades e discernimento necessário para além do como fazer, perseguirem o que fazer”.

 

Diante deste contexto a pesquisa objetiva verificar a percepção dos estudantes de graduação a respeito das habilidades e competências desenvolvidas na disciplina de Perícia Contábil.

 

Além do objetivo principal da pesquisa, o artigo também se propõe a compreender a percepção dos alunos quanto à intenção em exercer a função de perito contador e também quanto a visão dos docentes de tal matéria e a utilização de estratégias de ensino de cunho prático. Para tanto, percebe-se que a melhoria no estudo da Perícia Contábil necessita ser constante e que ainda são incipientes estudos nesta área, pois nos últimos anos a comunicação acadêmica em três congressos da área de administração e contabilidade passaram a apresentar poucos trabalhos que versam sobre o assunto. O presente artigo se justifica devido a necessidade de compreensão de como os futuros profissionais saem para o mercado de trabalho, no que se refere a perícia contábil, para exercer a função a qual suporta a decisão de conflitos judiciais.

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