Pesquisa revela radiografia do cenário da arbitragem no Brasil

Publicado originalmente

Por Wilson Belchior

Divulgou-se recentemente a edição 2020 da pesquisa “Arbitragem em Números e Valores”, disponibilizando para comunidade jurídica diagnóstico do cenário da arbitragem no país, apoiado em dados dos anos de 2018 e 2019 das principais câmaras, com escritórios nas grandes capitais brasileiras. Destacam-se entre os seus resultados, a estabilidade no número de procedimentos, o aumento de 7% na participação da Administração Pública direta e a predominância de conflitos envolvendo contratos de grande vulto.

A investigação é realizada por Selma Ferreira Lemes, graduada em direito, mestre em direito internacional e doutora em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. A pesquisadora também integrou a comissão relatora da Lei nº 9.307/1996, bem como foi responsável por idealizar e estruturar várias câmaras de arbitragem no Brasil.

A pesquisa foi realizada em oito câmaras de arbitragem, localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife, com dados do período entre janeiro de 2018 a dezembro de 2019. A finalidade do estudo, iniciado em 2005, é diagnosticar o cenário da arbitragem em grandes centros brasileiros.

Nos anos de 2018 e 2019, a maioria das 581 arbitragens iniciadas aconteceram no Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem de São Paulo; e na Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, todas com escritório na capital paulista. Além disso, em 2019 estavam em andamento 967 procedimentos arbitrais e em 2018 essa quantidade correspondeu a 902 casos.

Outra característica diz respeito ao caráter multiparte, isto é, registraram-se arbitragens nas quais havia vários demandantes e demandados.

Informe-se, por fim, que essas arbitragens duraram, em média, 18 meses, envolvendo, sobretudo, conflitos relacionados a questões societárias (conflitos entre sócios, contratos de investimentos diversos etc.), contratos empresariais, direito desportivo e setores de construção civil e energia, nos quais os valores somados corresponderam, em 2018, a R$ 81,44 bilhões, e no ano de 2019, a R$ 60,91 bilhões.

A investigação é realizada por Selma Ferreira Lemes, graduada em direito, mestre em direito internacional e doutora em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo.

botão de demonstração


Assista ao Minicurso gravado (06 de outubro a 27 de outubro de 2020): 

Perícia Judicial em Contratos Financeiros

 

Veja comentários de quem já assistiu:

“Parabéns Professor, Equipe Técnica e Colegas Participantes. Muito bom o Curso”
Carlos Cardoso
“Obrigada, professor. Curso esclarecedor. Parabéns.”
Simara Queiroz
“Parabéns e muito obrigado. Foi um grande aprendizado.”
Gevasio Soares Gomes
“Excelente material de apoio.”
Ana Monica
“Parabéns pelo curso Prof. Alcides. Gostei muito da aula inaugural, bem básica, bem elucidativa e esclarecedora para aqueles que se dedicarão às perícias judiciais. Abre uma oportunidade ímpar aos consumidores e aos profissionais de economia. Eu mesmo estou implantando algo parecido e terei muito prazer de me aperfeiçoar com essas aulas. Creio que trabalharemos muito juntos em benefício da população endividada.”
Ogib Filho
“Excelente aula, Professor Alcides. Parabéns e obrigado.”
Peris Consultoria Empresarial​
“Parabéns. Muito obrigado. Excelente aula.”
Prof. André Stein da Silveira​
“Obrigada pelo aprendizado. Excelente curso. Parabéns ao professor e ao Cofecon.”
Christiane Alves
“Parabéns pelo mini curso professor”
Lucas Ferreira​
“O​ curso foi muito bom. um grande aprendizado”
Maria Carolina Monteiro
“Ótimo curso professor. Obrigada.”
Jamile Melloni​
“Bom mini curso”
Jocimar Pereira Roza​
“Ótimo curso”
Matheus Vagner​
“Obrigada”
Maria Carolina Monteiro​
“​Foi um bom curso. Obrigado”
Valdemar da Paixão Gomes Paixão
“Ótimo”
Raphael Amaral​
“​Excelente aula. Obrigado.”
Waldeatlas Barros
“Parabéns ao nosso COFECON por essa iniciativa em promover esse curso.”
Jucirlei Nazário
“Parabéns ao COFECON pela iniciativa e ao professor pela excelente aula”
Stela Balbina
“Curso muito bom. Professor está de parabéns pelo curso, didática e material de apoio.”
Ricardo Y2
“Excelentes explanações, especialmente pelos exemplos práticos apresentados”
José Carlos Neves de Andrade
Imagem padrão
PericiaBR
Artigos: 343