Nenhum produto no carrinho.
No SAC – Sistema De Amortização Constante Ocorre A Cobrança De Juros Compostos
Por Luiz Donizete Teles
A capitalização composta de juros na Tabela Price ainda tem gerado muita polêmica. Há alguns anos escrevi alguns artigos nos quais tive como objetivo mostrar que no Sistema Frances de Amortização – que no Brasil ficou conhecido como Tabela Price – de fato ocorre a capitalização composta dos juros.
Vários trabalhos foram criados no sentido de indicar qual o método que poderia trazer a eficiência econômica e técnica da TP, sem, contudo, promover a capitalização composta dos juros. Como alternativa de juros simples à Tabela Price, surgiram profissionais que passaram a defender a utilização do Método de Gauss, o qual é perfeito para outras aplicações matemáticas/estatísticas, mas não serve como alternativa à Tabela Price.
Também começaram a surgir teses em defesa da utilização do SAC – Sistema de Amortização Constante como alternativa de juros simples. Todavia, a exemplo do que acontece com a Tabela Price, o SAC somente aparenta ser desenvolvido sob o regime de capitalização simples, mas não é. No SAC também ocorre a capitalização composta de juros.
Pretendo, neste trabalho, provar e mostrar como ocorre a capitalização composta no SAC, fazendo uso das mesmas técnicas matemáticas que utilizei para provar que ocorre a capitalização composta na TP e também para evidenciar a ineficiência do Método de Gauss como alternativa.
Em geral a decisão pela utilização de um sistema de amortização incorpora a ideia de planejamento e plenitude. Sua utilização permite saber quanto vai pagar, por quanto tempo, e que ao final do prazo estipulado a divida estaria sendo plenamente liquidada (pelo menos é isto que devia acontecer). Talvez a única exceção seja o Método Hamburguês, dadas suas particularidades.
Leia o artigo completo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest